domingo, 4 de maio de 2014

PROFESSOR DA UNESP LANÇA LIVRO-DVD “O TRABALHO DO JUIZ” NO CONGRESSO NACIONAL DOS MAGISTRADOS TRABALHISTAS



Foi lançado em 30 de abril de 2014, no XVII CONAMAT – Congresso Nacional dos Magistrados Trabalhistas, em Gramado (RS), o livro “O trabalho do juiz”, organizado por Giovanni Alves (Editora Praxis, 2014, 150 p.). Trata-se de uma pesquisa pioneira que expõe os impactos da modernização tecnológico-organizacional do Judiciário brasileiro sobre as condições de trabalho, qualidade de vida e saúde dos magistrados trabalhistas. O livro descreve e analisa os impactos sociometabólicos da nova morfologia do trabalho do juiz no Brasil.
O projeto “O trabalho do juiz” conduzido pela RET (Rede de Estudos do Trabalho) é uma experiência pioneira de reflexão crítica sobre a precarização do trabalho do juiz, utilizando, pela primeira vez, o vídeo como recurso de pesquisa qualitativa sobre o trabalho dos magistrados trabalhistas. O livro tem capa dura e possui como encarte especial o DVD do vídeo-documentário “O trabalho do juiz”, dirigido por Giovanni Alves (Praxis Video/Cinetrabalho, 2014, 80 min). O projeto CineTrabalho (www.projetocinetrabalho.org) é um projeto de extensão universitária que visa dar visibilidade ao mundo do trabalho no Brasil. A produção do vídeo-documentário como pesquisa-ação midiática propiciou uma reflexão candente sobre os impactos do choque de gestão e do processo judicial eletrônico na atividade laboral e na vida pessoal dos magistrados trabalhistas, expondo, deste modo, a nova degradação do trabalho no Brasil na era do neodesenvolvimentismo. 
O projeto de pesquisa “O trabalho do juiz” visa discutir as condições de produção da Justiça no Brasil, expondo novas dimensões da precarização do trabalho que ocorrem nas organizações públicas por conta da adoção da gestão toyotista acoplada às novas tecnologias informacionais. Um juiz do século XXI tem que fazer justiça. A questão que se coloca é quais as condições de produção da Justiça. O livro-DVD salienta que a precarização do trabalho do juiz implica a precarização da própria Justiça como valor civilizatório nas condições da barbárie social do século XXI.
O livro-DVD é composto pelo longo ensaio “O trabalho do juiz: As condições de produção da justiça do trabalho no Brasil”, de Giovanni Alves (UNESP); “Para além do julgamento: Aspectos psicodinâmicos do trabalho do magistrado trabalhista”, de Roberto Heloani (UNICAMP) e Eduardo Pinto e Silva” (UFsCar); e “O choque de gestão do Judiciário trabalhista”, de Thayse Palmela Nogueira (Mestrado-UNESP). A pesquisa “O trabalho do juiz”, promovida pela RET (Rede de Estudos do Trabalho – www.estudosdotrabalho.org) teve o apoio da Anamatra (Associação dos Magistrados Trabalhistas) e da CAPES. O livro pode ser adquirido pelo e-mail vendas@editorapraxis.com.

Para assistir o trailer do filme “O trabalho do juiz” acesse:


Giovanni Alves é professor da UNESP, pesquisador do CNPq e coordenador da RET – Rede de Estudos do Trabalho. É autor de vários artigos, livros e capítulos de livros na área de trabalho e globalização. Está lançando em 2014 o livro “Trabalho e Neodesenvolvimentismo: A nova degradação do trabalho no Brasil” (Editora Praxis, 2014). Site: www.giovannialves.org; E-mail para contato: giovanni.alves@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário