segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Parte da obra da UHE Santo Antônio é suspensa após 2ª morte de operário


Carpinteiro foi atingido por uma chapa de aço e morreu.Trabalhadores deverão passar por novo treinamento, diz superintendência.



Após o segundo registro da morte de um trabalhador, nesta terça-feira (21), na obra da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, no Rio Madeira, em Porto Velho, a Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Rondônia suspendeu as atividades na área do Grupo Gerador 4, onde ocorreu o acidente, até que o consórcio faça um novo treinamento com os trabalhadores do setor. Desde quinta-feira (16), cinco máquinas e quatro frentes de trabalho estão interditadas, após a morte de um operário, que caiu de uma estrutura de 50 metros de altura.
Segundo o Consórcio Construtor Santo Antônio, responsável pela obra, o carpinteiro Claudemir Domingos Antônio foi socorrido após ter sido atingido por uma chapa de aço nesta terça-feira (21), mas morreu no hospital.
Na manhã desta quarta-feira (22), auditores-fiscais da superintendência visitaram o local do acidente para dar início as investigações. “Na hora da montagem, uma chapa de aço de 600 quilos caiu em cima do trabalhador. Ainda não sabemos o motivo do acidente, mas no momento temos que suspender as atividades e saber porque ouve esse desequilíbrio da peça em cima do rapaz”, explica o chefe do Núcleo de Segurança e Saúde da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, Bianor Salles.
O termo de suspensão vai estar em vigência até que o consórcio realize um novo treinamento com os trabalhadores da área de montagem das chapas, segundo Bianor.


50 metros
Este é o segundo caso de morte de trabalhador dentro do canteiro de obras da UHE Santo Antônio, obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Na terça-feira (14), o armador Derick de Almeida da Silva caiu de uma altura de 50 metros na área de montagem do Grupo Gerador II por falta de isolamento da área de circulação.
De acordo com o consórcio, a "equipe de Assistência Social do Consórcio está prestando todo o apoio e solidariedade aos familiares de Claudemir. O acidente foi comunicado às autoridades competentes e o Consórcio está disponibilizando o apoio de suas equipes para a averiguação das causas do acidente juntamente com as autoridades competentes".

Publicado no G1:





Nenhum comentário:

Postar um comentário