sábado, 16 de junho de 2012

ADOECIMENTO NO TRABALHO FRIGORÍFICO




Em recente decisão, a Vara do Trabalho de Toledo (RTOrd 1911/2010) reconheceu a ocorrência de doença ocupacional em um dos trabalhadores da empresa SADIA S/A.
O laudo médico pericial perito concluiu pela existência de nexo concausal entre o trabalho e as doenças Lombociatalgia e Tendinopatia de tensão supra espinhoso/bursite de ombro direito, apresentadas pelo reclamante e que são responsáveis pela dor crônica que o mesmo apresenta.
Explicou ainda o perito que "A partir do relato colhido, avaliou-se as condições de trabalho e o gestual das atividades realizadas pelo Reclamante, e pode-se constatar que o mesmo realizou atividades que exigiam postura ergonomicamente inadequada, contratura estática, gestos repetitivos. Destarte, evidencia-se que os mecanismos fisiopatológicos das doenças Lombociatalgia e Tendinopatia do tendão supraespinhoso/Bursite de ombro direito que o Autor possui, estão presentes nestas atividades realizadas pelo mesmo, e contribuíram para agudização das patologias citadas, caracterizando a Concausa".
Importante salientar que a organização do trabalho neste tipo de empresa, geralmente ocorre em linhas de produção, especialmente nas nórias, onde os frangos são pendurados e o ritmo de trabalho é imposto aos funcionários.
Discute-se ainda a implementação de uma NR específica para este setor, visando instituir pausas obrigatórias durante a jornada de trabalho e outras regras que visam a saúde do trabalhador do setor.


Para saber mais:

§  A territorialização do frigorífico de aves da Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR): precarização do trabalho e desrespeito à legislação trabalhista - RESUMO  PDF






Assistam aos vídeos:

Carne e Osso (parte 1 e 2)
http://www.youtube.com/watch?v=VEMCusBprw0&feature=related

Linha de Desmontagem
http://www.youtube.com/watch?v=BYHel1oZ62o&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário